- 19/03/2018
- Categoria: Empreendedorismo, Fomento, Inovação, Negócios
Neste novo artigo procuramos mostrar à você empresário, empreendedor, algumas facilidades de organizar as informações, utilizando os preceitos da Administração.
Vai aí, um breve relato, para entendermos melhor o nosso papo. A Administração é formada por 4 pilares: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Cada processo, cada ato, resulta sempre na melhoria dos negócios e na perpetuidade da empresa. Mas, vamos nos ater neste momento na organização, que é uma combinação de esforços individuais para atingir objetivos em comum. Desta forma, uma organização também pode ser o resultado da união de pessoas, instalações, máquinas e recursos financeiros, direcionados para a criação de um negócio e com forte trabalho diário de alocação de recursos, para assim, gerar frutos, garantindo sua sobrevivência e cumprimento por completo de sua missão.
Para que isso funcione, é necessário adequar corretamente as ações, definindo O que deverá ser realizado? Por Que? Onde? Quando? Por Quem? Como será realizado? Quanto Custará? Essa estrutura de pensamento tem por objetivo o ordenamento das partes em um todo ou a segmentação do todo em partes.
Com essa ideia em mente, será necessário organizar os departamentos, prover recursos e criar líderes para desenvolver normas e procedimentos comuns, buscando a sincronia, pois, apesar das áreas serem organizadas de forma independente, a atuação delas deverá fazer parte de uma visão Holística ou Global.
A partir dessa análise, observamos que a organização das informações é de fundamental importância para o seu desenvolvimento e mais, constantemente deve-se questionar, quais informações são necessárias, para que todos sintam-se confortáveis, contribuindo e entregando o resultado esperado.
O mais irônico hoje é que talvez alguns profissionais acreditem que, quanto mais dados eles obtêm, mais informações eles terão. Isso pode provocar um equívoco, já que é necessário depurar esses dados, para assim, transformá-los em informações. Seguindo essa ótica, é de suma importância, saber que tipo de informação é necessária para conhecer o que precisa ser feito, estudar sobre o tema e, um termo que por vezes é esquecido, medir, ou seja, verificar se o que está sendo feito, está correto e acompanhar os resultados.
Começamos assim a entender que cada colaborador, cada pessoa na organização, é responsável pelo gerenciamento das suas informações e de como elas auxiliarão na tomada de decisão. O compartilhamento das informações é que permitirá um trabalho integrado e holístico, trazendo resultados tangíveis para as organizações.
Esse procedimento deve ser simples e claro, já que segregar o conhecimento de uma área reflete diretamente na satisfação do cliente.
Para tanto, pensar em organização das informações, deve-se passar pelo treinamento, pelo empoderamento dos colaboradores, pois, ao aplicá-los, o crescimento será exponencial e amplo.
De posse desses conceitos, o gestor poderá agora entender os softwares de gestão como os ERP’s (Enterprise Resource Planning) e os CRM’s (Costumer Relationship Management), que contribuem fortemente para o desenvolvimento/organização e controlam todas as informações da empresa, facilitando a tomada de decisão, gerenciando melhor as tarefas, as programações, projetos e cronogramas.
Em suma, os desafios sempre existirão pois, instalações lindas, máquinas e equipamentos de ponta e aplicação de modernas técnicas de administração da moda, não garantem o sucesso. É primordial que todos aqueles que buscam informações, saiam de suas salas para ver e sentir experiências similares, oxigenando a massa crítica e assim promover um crescimento constante e coordenado, entendendo que ao organizar informações na área de Marketing, Administrativa, de Recursos Humanos, Operacional/Produtiva, de Logística e Financeira, terá certeza que sua empresa foi construída para perpetuar.
Até logo mais. Obrigado!.
Marcius Rodrigues é Docente Universitário, consultor, palestrante e escritor.