Investir nos colaboradores – É isto que revitaliza qualquer organização

Seja no supermercado, naquela loja de chocolate, em um posto de gasolina e também várias outras organizações, a preocupação com o desenvolvimento dos colaboradores tornou-se uma constante. Tudo muda muito rapidamente, desde novos programas, equipamentos mais modernos, processos superiores, até produtos e serviços inovadores. Desta forma, quem está no mercado, no mínimo, tem que estar atento já que o mundo está cada vez mais exigente e bons profissionais estão difíceis de serem encontrados.

Ter uma boa equipe, com um bom relacionamento, é ótimo, mas somente isso não garante melhores resultados para sua organização. Assim, a capacitação de equipe é parte importante no desenvolvimento dos colaboradores, pois, os funcionários irão imprimir uma boa produtividade e sua empresa irá crescer continuamente. Por isso, as empresas têm optado por investir nos próprios funcionários para conseguir as melhores técnicas e conhecimentos disponíveis para atender as necessidades das organizações como redução de custos, que aplicada corretamente gera a diminuição do tempo dispendido nas operações e no gasto com material, além de aumentar a qualidade dos serviços e produtos e proporcionar outros benefícios como a menor rotatividade do time e o ambiente de trabalho mais agradável. Isso se torna um diferencial no mercado, pois, a imagem da organização é fortalecida, tornando-a atrativa para clientes, investidores e talentos.

Entretanto, se a capacitação por si só já transforma uma companhia, melhorando-a sob todos os aspectos, ela é uma necessidade de investimento e deve gerar o retorno (Return on investment, do inglês, com a sigla ROI). É importante saber como esse retorno renderá para a empresa, dado que, existem diversos modelos de capacitação, onde algumas ações são individualizadas e destas geram multiplicadores que espalham o conteúdo pela empresa e outras se traduzem em algo completo, como por exemplo, as Universidades Corporativas. Assim, é importante medir e criar históricos, no tocante, a melhorar cada vez mais as capacitações e verificar se o objetivo proposto gerou ROI. Para tanto, existem diversas metodologias de capacitação. Essas melhores práticas podem ser programas de integração, destinados à recém-contratados, programas de formação onde a capacitação é técnica ou programas de aperfeiçoamento, realizados por todos na organização, desde os que tenham funções simples até o mais graduado. Por fim, os programas de desenvolvimento, que tem o objetivo de preparar os colaboradores para assumir funções mais complexas.

Ao gestor, cabe mostrar para sua equipe que está acompanhando o crescimento de cada um, com doses diárias ou semanais de incentivos, para que se sintam apreciados e busquem ainda mais alcançar os objetivos corporativos. Lembrem-se, toda organização funciona em sincronismo, assim, com uma capacitação bem implantada, todos possuem um papel importante e sabem que o resultado global depende da participação de cada um para a companhia atingir o sucesso e manter-se sempre em destaque.

 

Marcius Rodrigues é Docente Universitário, consultor, palestrante e escritor.