- 13/12/2017
- Categoria: Marketing, Negócios
A internet está presente no nosso cotidiano e em absolutamente tudo o que fazemos. Mesmo que alguém não possua computador e nem celular, está presente no sistema dos bancos, nos caixas dos supermercados, em softwares que atendem todos os tipos de necessidades imagináveis, dentro de casas, grandes empresas e negócios locais.
Junto com este novo meio de comunicação, mudou a maneira que as empresas se comunicam com seus clientes, fornecedores e parceiros, e também com que os consumidores se expressam e se comunicam entre si. A internet representa não só a necessidade de novas estratégias, mas uma enorme oportunidade para o mercado entender quem são os consumidores e o que querem.
Com bilhões de usuários conectados, consumindo conteúdos, produtos, desejos e sonhos, empresas utilizam de métricas e estatísticas que analisam o comportamento dos consumidores, que vão desde o que eles buscam na internet até o assunto que conversam com seus amigos e familiares.
Com esta nova oportunidade e novas informações, nasce o Marketing Digital, e com ele novas estratégias e ferramentas para a captação e fidelização de clientes, permitindo não só à uma empresa entender melhor seus gostos e necessidades, mas também se aproximar e interagir com eles.
Marketing
Proveniente do inglês, o termo “Marketing” vem do inglês “market”, que significa mercado. O conceito de Marketing não é nada novo, aliás, ele existe provavelmente desde que o homem aprendeu a utilizar das trocas para conseguir o que queria ou necessitava, já que o Marketing nada mais é do que a arte de identificar necessidades e estudar estratégias para atendê-las.
Porém, em um mundo onde 100 anos já representam praticamente uma nova era, o Marketing, assim como tudo ligado à economia, teve que ser praticamente reinventado com a chegada da era digital, pois com ela, o mundo foi praticamente reorganizado através de mudanças que impactaram absolutamente tudo e todos.
Mas de que forma a junção do marketing com a palavrinha mágica “digital” influenciou o comportamento dos consumidores e como entender esta nova ordem?
Marketing + Digital
Uma nova forma de estudo de comportamento e análise de oportunidades nasceu junto com a internet, e hoje o marketing digital é instrumento essencial para o sucesso. Porém, com o enorme fluxo e a rapidez com que as informações são consumidas online, aumentou-se a competitividade, e consequentemente, a forma como o consumidor seleciona o que consome.
Já dizia o ditado, “conhecimento é poder”, e o Marketing Digital é resultado disso, pois através dos dados estatísticos fornecidos pelos estudos da Internet é possível obter informações demográficas muito mais precisas, além de aspectos culturais, sociais e psicológicos. Atualmente, ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads, permitem que você filtre seus anúncios de acordo com o seu público alvo, incluindo informações não só demográficas mas de interesse também.
Através desses dados, as empresas conseguem encontrar caminhos mais eficazes de divulgação de uma marca, produto ou serviço, e oportunidades mais eficientes para conquista de clientes. Além disso, possibilitou uma análise de concorrência muito mais tangível, possibilitando assim uma comunicação mais personalizada com o consumidor, que assim como o Marketing, também mudou, e muito.
Consumidor + Digital
Com a mudança nas estratégias de Marketing e nas abordagens por parte do mercado, novos hábitos de consumo surgem, já que no cenário online o consumidor ganha um poder de escolha muito maior. Com um enorme leque de opções prontas para atender às suas necessidades e desejos, o consumidor passa a ser muito mais seletivo, forçando as empresas a criar cada vez mais valor agregado aos seus produtos e trabalhar cada vez melhor o seu branding.
Indivíduos cada vez mais ansiosos formam a chamada “Geração Z”, que são aqueles nascidos após o 1985 e representam um grupo que tem sede de conteúdo e não se conforma com qualquer coisa. O novo consumidor quer qualidade e relevância, e busca além da praticidade e necessidade, valor agregado, sensações, sentimentos, algo que o sensibilize.
Aos poucos, todas as gerações anteriores foram impactadas e atualmente a terceira idade, por exemplo, representa uma enorme parcela de usuários da internet, forçando empresas de absolutamente todos os segmentos a se adaptar.
Mercado + Digital
As novas necessidades do consumidor e as novas abordagens do marketing se tornaram tão fortes e necessárias que novas empresas e um novo segmento de profissionais totalmente focado no mercado digital surgiu.
Num mundo onde a velocidade impera quando se trata de mudanças de necessidades, comportamentos e tendências, a Internet também possibilitou que as empresas se ajustem mais rápido e utilizem novos métodos, estratégias e ferramentas de acordo com a necessidade.
Enfim, um novo mercado demanda uma nova dinâmica, otimização de processos e relações com os clientes, trocas de informações mais efetivas e, acima de tudo, de maior qualidade. Além disso, nasce uma onda de “humanização” das empresas, onde estar mais próximo do cliente, interagindo com ele é fundamental, seja através da comunicação ou de uma curtida numa página ou em um post.
Fica a dica da importância de acompanhar o movimento das pessoas e do mercado impulsionado pela evolução tecnológica.